Leia: O novo mundo de Muriel

Vamos falar sobre a historia? Muriel é uma garota de 16 anos que, um dia, quando vai ao banheiro, acaba num outro mundo: as aldeias de Landi...




Vamos falar sobre a historia?
Muriel é uma garota de 16 anos que, um dia, quando vai ao banheiro, acaba num outro mundo: as aldeias de Landim. Landim é um lugar bem diferente, regido por leis distintas e inexplicáveis. A reação de Muriel vai mudando ao longo dos anos, refletindo sobre a convivência com diferentes culturas e sobre a realidade. Paralelamente a isso, há a busca pelas respostas do porquê de ela estar lá e a tentativa de ela voltar para casa. Qual seria de fato o novo mundo de Muriel? E quais seriam os reais limites entre realidade e fantasia? 


Apenas dois dias depois de sua festa de aniversário, que pela primeira vez foi uma festa grande, pois a garota sentiu que precisava ter todos os seus amigos por perto, acontece uma coisa inexplicável com Muriel: ela acorda no meio da noite para beber água e ir ao banheiro e, quando pensa que em segundos estará de volta ao seu quarto, se vê em um lugar completamente diferente. Tem árvores por todos os lados e, acima dela, apenas o céu. Exausta, tenta se convencer de que está apenas sonhando mas, depois de inclusive se beliscar e se estapear - e de sentir uma dor bem real -, precisa aceitar aquela nova realidade.






Acaba descobrindo que está em outro mundo, um lugar que parece ter voltado no tempo. Não existe dinheiro nem tecnologia, todos vivem em cabanas simples, dormem em cima de um monte de palha. Não existem profissões, cada um trabalha no que será mais útil para a comunidade. Ninguém se casa, as pessoas podem se envolver amorosamente com quantas pessoas quiserem. Claro que tudo isso causa um grande estranhamento em Muriel, principalmente porque a língua que ela fala é bem diferente da que passou a escutar assim que chegou lá. 



A língua diferente foi o que gerou o que considero um dos problemas do livro: a falta de diálogos. A narrativa é feita pela protagonista, e acompanhamos todas as impressões que ela tem. Só que isso acontece por muito mais tempo que o normal, seus pensamentos não são interrompidos por conversas, como usualmente acontece 

A escrita da Liliane é fluida e a história se desenvolve bem. Começamos a refletir junto com Muriel sobre se, na verdade, o jeito de viver das pessoas desse outro mundo não seria mais benéfico para a sociedade. Ela observa que todos são mais tranquilos, não existem sentimentos como a ciúme e a inveja. Mas será que isso é real, ou é uma imagem que passam às pessoas de fora daquele lugar? Estariam escondendo algo dela? Suas crenças são colocadas à prova no decorrer da narrativa. 


As personagens são bem construídas, quando acontece a maior reviravolta da história dá para sentir o quanto isso afeta a todos. Mas eles aceitam seu destino com uma tranquilidade impressionante, fazem o que têm que fazer. 


A história tem um final, mas deixa um gancho para uma continuação, que eu gostaria que fosse lançada. A Muriel cresce de forma impressionante durante a história, faz amizades, conhece o amor... Também aprende a se colocar no lugar do outro, levando em conta um contexto diferente. Ela merece viver tudo até o fim.


Título: O novo mundo de Muriel
Autora: Liliane Prata
Editora: Planeta 
Ano: 2013 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images