‘um dolce far niente sem culpa nenhuma…

Garfield é criação de Jim Davis. Amante do ócio criativo, guloso, viciado em café, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Em um de...


Garfield é criação de Jim Davis. Amante do ócio criativo, guloso, viciado em café, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico.

Em um desses tempos livres me veio de pensar justamente sobre ele, o tempo livre. Chamado ócio criativo (de Domenico de Masi), carpe diem (de John Keating em Sociedade dos Poetas Mortos), shabath (o dia sagrado de descanso para os judeus) ou até dolce far niente (expressão italiana que pode ser traduzida como o prazer de não fazer nada ou suave indolência).

Mas o que você entende por indolência? Em uma rápida busca pelo google, podemos achar como sinônimo de indolência: preguiça, negligência, inanição. Todos, sinônimos pejorativos. Parece que temos medo de dar uma pausa. Deve ser medo de não ir para o céu, já que preguiça é um dos 7 pecados capitais.

O quão bom é curtir sua casa, assistir filmes e seriados, conversar com um grande amigo, com companhia daquela velha e boa calça de moletom. Se dar ao luxo de não fazer nada pelos outros, para o planeta, nem pra humanidade. O pequeno prazer egoísta de tomar um bom banho e cuidar só de você mesmo, por alguns minutos, ou por um dia inteiro. De relaxar e se entregar. Limpar o corpo e esvaziar a mente. Sem esses belos tempos ociosos, não seria tão divertido encher o tempo de tarefas.


You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images