Como cuidar do seu vinil

O segredo para uma vida longa para os bolachões é o armazenamento. Afinal, chega a ser injustiça deixar aquele LP que você tanto ama jo...




O segredo para uma vida longa para os bolachões é o armazenamento. Afinal, chega a ser injustiça deixar aquele LP que você tanto ama jogado em um canto, abandonado.




Não toque
Pode parecer brincadeira, mas evite ao máximo colocar seus dedinhos no vinil. Pegue pelas bordas, pela etiqueta ou segure-o dentro da capa. Dedos engordurados, empoeirados e carregados de outras substâncias estranhas podem ajudar a arranhar e manchar o seu vinil.
Todo cuidado é pouco.


Limpeza é fundamental
Falando nisso, um disco sujo é um disco inútil. Ele emperra, expulsa a agulha e o som é de matar. O ideal é sempre estar atento a quem coloca as mãos nos seus “filhotes” e evitar tocá-los. Fora isso, não existe formula milagrosa de produtos para limpeza de vinil e o ideal é partir para a tradicional água e sabão, mesmo.

Dilua um sabão neutro em água filtrada ou destilada e passe, acompanhando os veios do vinil, com a ajuda de uma esponja BEM macia. Isso vai resolver o caso.


Não empilhe

Esse é um dos MAIORES crimes que você pode cometer com um vinil. Empilhar os discos pode riscá-los, entortá-los e até mesmo quebrá-los. O ideal é organizar os LPs verticalmente, em pé, e de preferência sem deixar espaços grandes entre um e outro.


Longe do pó
O pó é outro dos grandes inimigos dos vinis. Sujam, carregam ácaros e podem até riscar o seu disco, quando em contato com o prato da vitrola. Sempre esteja munido de uma flanelinha macia para limpar, com cuidado, o seu LP antes de colocá-lo no toca-discos




Limpe a vitrola
Não é porque você limpou o vinil que ele não corre mais riscos. O prato da vitrola deve estar sempre bem limpinho e muito bem preservado. Proteja-o com a capa quando não estiver usando-o e sempre limpe-o antes de depositar o vinil. Uma flanela ou um pincel com cerdas macias podem fazer o trabalho com perfeição.


Olho na agulha
É fundamental que você esteja sempre de olho na agulha do seu toca-discos. Se muito gastas, elas podem riscar os vinis.


Trate com carinho

Cuidado é a sua palavra! Cuidado ao pegar, ao limpar, ao guardar. Cuidado ao colocá-lo no toca-discos, ao pousar a agulha, ao tirá-lo do prato. Trate seu LP com amor e vigie para que todos assim o façam. Ele pode até não ser o último vinil do mundo, mas deve ser tratado como se fosse.

You Might Also Like

2 comentários

Flickr Images