Book review - Sem Olhos Em Gaza

O meu primeiro Huxley foi o de Admirável Mundo Novo . Assim como de muitos ele é o único.   Curioso é ler um segundo Huxley, ...




O meu primeiro Huxley foi o de Admirável Mundo Novo. Assim como de muitos ele é o único.  

Curioso é ler um segundo Huxley, e este lembrar tão pouco minha empreitada anterior. Devo dizer ainda que nem seria exatamente o segundo, mas o terceiro, pois li, muito tempo atrás, um conto de Huxley, e que se aproximava mais deste Sem Olhos em Gaza do que de seu fenomenal exemplar de futurismo desolado.O sexto romance do autor, publicado pela primeira vez em 1936. Essa obra apresenta o desenvolvimento emocional e intelectual de Anthony Beavis, cujos privilégios, os quais ele mesmo reconhece, permitiram-lhe que dedicasse a vida ao pensamento e aos prazeres mundanos. Mas esse egoísmo hedonista de que gozava transforma-se em pacifismo e empatia depois do contato com Miller, médico e antropólogo que Anthony conheceu no México, da mesma forma como foram impactantes em sua transformação as tragédias e os remorsos com que teve de lidar durante a vida.

Construído de maneira não cronológica, o romance intercala cenas de diversas fases da vida de Beavis a trechos de seu diário, em que ficam registradas as mudanças de suas concepções filosóficas e políticas. A forma fragmentada, descontínua, escolhida pelo autor deixa ainda mais claro o peso que o passado tem sobre o presente. Essa estrutura também evidencia as discrepâncias entre o idealizado e o vivido, entre o escrito e o experimentado.
 As mulheres sofrem em seu papel no universo de Huxley. As duas Amberley, mãe e filha, passam pela vida de Anthony, cada qual deixando marcas pela própria idiotice dele. O evangelho de Huxley, embora não pregue abertamente, fala de homens idiotas que traem seus amigos pro conta de mulheres frívolas e inconseqüentes, as quais acabam por sofrer também as derrocadas da vida. Entretanto, como são voláteis e volúveis, simplesmente se encaminham para outras partes da história, reclamando e se apaixonando por novos garotos e suas idéias de garotos.

Aldous Huxley: Sem Olhos Em Gaza

   Tradução: V. de Miranda Reis
    Páginas: 608
    Formato: 14cm x 21cm
    Data de lançamento: 27/03/2014
    ISBN: 9788525056320

 

You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images